Pele sensível e os cuidados diários que podem ajudar

A pele sensível exige alguns cuidados e atenção redobrada. Entenda melhor sobre esse tipo de pele e aprenda a cuidar dela do jeitinho que ela merece!
Quem tem pele sensível sabe que todo dia é uma nova emoção. Afinal, precisamos redobrar os cuidados e, muitas vezes, até iniciar um tratamento mais complexo para que o problema não piore.
Vermelhidão, irritação e coceira são apenas alguns dos sintomas que uma pele sensível pode proporcionar. E, se esse é o seu caso, saiba que preparamos um guia bem completo para te ajudar.
Mas, já sabe, né? Antes de tudo, é essencial que você procure um dermatologista para avaliar a sua pele e te apontar o melhor caminho!
O que é pele sensível
Vamos começar pelo começo. A nossa pele pode ficar sensível em qualquer momento da nossa vida, seja por causa do clima ou de algum tratamento específico.
A pele possui uma barreira de proteção natural. Portanto, é essa barreira que impede que bactérias e substâncias nocivas entrem em nosso organismo. Além disso, é ela que mantém a nossa pele hidratada e, consequentemente, saudável e elástica.
Porém, fatores externos ou internos, como o clima, idade e até o estresse podem comprometer as defesas naturais da pele e prejudicar a barreira de proteção. E é exatamente aí que a pele pode começar a ficar sensível.
Como saber se minha pele é sensível?
O primeiro passo é sempre consultar um dermatologista. Porém, você pode começar a desconfiar se:
- A pele começa a ficar vermelha, descamar ou ficar muito áspera;
- Você sente coceira, ardor, formigamento ou aquela sensação de repuxamento.
Ainda, vale dizer que não é apenas a pele do rosto que fica sensível. Isso pode ocorrer nos lábios, mãos, corpo e no couro cabeludo.
Fatores que causam sensibilidade na pele
A sua pele pode sim ficar sensível ao longo da vida. E isso ocorre por fatores internos ou externos, como:
- Processo de envelhecimento: conforme a pele envelhece, algumas substâncias que são fundamentais para a barreira protetora começam a ficar escassas. Além de deixar o aspecto da pele envelhecido, isso pode deixá-la mais sensível.
- Desequilíbrio hormonal: pode ser causado por estresse, gravidez, ciclo menstrual, menopausa, puberdade, entre outros. O desequilíbrio hormonal também pode tornar a função de barreira da pele menos eficaz.
- Intolerâncias e alergias: muitas pessoas possuem alergias alimentares e a algumas matérias-primas cosméticas que podem causar inflamações na pele.
- Desidratação: excesso de transpiração ou falta de água no organismo podem deixar a pele mais seca e sob estresse. Por isso, capriche no hidratante!
- Outras doenças de pele: algumas pessoas já possuem, naturalmente, uma pele mais propensa a irritações. Além disso, Dermatite Atópica, Rosácea e Acne são doenças que podem reagir mais com fatores irritantes em cosméticos, como fragrâncias e corantes.
Como cuidar da pele sensível
Algumas pequenas mudanças nos seus hábitos podem te ajudar a cuidar melhor da pele sensível. Um exemplo é tomar banho com água morna. Se estiver muito frio tente, ao menos, reduzir o tempo no chuveiro para não judiar tanto da pele.
Além disso, manter uma dieta saudável e tentar levar uma vida sem estresse também ajudam demais! Fazer exercícios regularmente e meditar são algumas atividades que podem ajudar a elevar o sem bem-estar e a deixar a sua pele mais saudável.
Por fim, é fundamental estabelecer uma rotina de cuidados com a pele adequada. Para isso, você vai precisar da ajuda do seu dermatologista. De forma geral, evite produtos com substâncias que podem ser irritantes ou que sejam muito “abrasivos”. Manter a pele sempre bem hidratada também faz toda a diferença!