Como cuidar da pele sensível?
A pele sensível pede alguns cuidados especiais. Veja algumas dicas sobre como fazer o seu skin care com carinho!
Manchas vermelhas, coceira, descamação… Esses são alguns dos sintomas que quem tem pele sensível conhece muito bem.
A nossa pele pode ficar sensibilizada em qualquer fase da vida. Isso acontece quando a barreira protetora da pele fica comprometida. E, com isso, ela se torna mais suscetível a fatores que são altamente irritantes, como as bactérias e as substâncias alergênicas.
Vale dizer que a pele sensível precisa de cuidados específicos. Portanto, adivinhe só?! Você precisa procurar um dermatologista para adotar um tratamento que o ajude a controlar as causas e, assim, melhorar a condição da sua pele.
Você tem pele sensível?
Qualquer tipo de pele pode ficar sensibilizado. Normalmente, é mais comum que isso aconteça nos meses mais frios ou em fases específicas da vida, como a gravidez ou após uma depilação ou tratamento estético.
O que acontece é que estes fatores internos ou externos podem prejudicar o processo natural de proteção de pele, que impede que substâncias nocivas entrem no nosso organismo. Além disso, essa barreira protetora da pele previne a desidratação, mantendo a pele com aspecto saudável e bonito.
É por causa do comprometimento dessa barreira natural que a pele sensibilizada apresenta sinais como vermelhidão, descamação, aspereza e, até mesmo, coceira e ardor.
Vale dizer também que podemos ficar com a pele sensível nos lábios, mãos, couro cabeludo no corpo todo. Afinal, a pele não fica só no rosto, né?
Como cuidar da sua pele
Algumas pequenas mudanças nos nossos hábitos já podem ajudar bastante a amenizar os sintomas da pele sensível.
Por exemplo, tomar banhos menos quentes e mais curtos ajuda a preservar melhor a barreira da pele. Muitas vezes, controlar o estresse também colabora para reduzir a sensibilidade. Para isso, vale a pena se exercitar regularmente e praticar técnicas que o ajudem a relaxar, como o Yoga ou exercícios de respiração.
Outro ponto importante é que você não deve cuidar da pele sensível apenas quando ela estiver inflamada. O ideal é manter uma rotina adequada para o seu caso e, com isso, evitar que a pele chegue ao extremo.
Você sofre ou já sofreu com a pele sensível? Conte para a gente nos comentários o que costuma fazer para amenizar os sintomas nas épocas mais intensas!