Pele áspera no rosto? O que pode ser?
Quando você sente sua pele áspera e repuxando, é sinal de que algo não está certo! Saiba o que você deve fazer nessa situação.
Você está sentindo a sua pele do rosto ou do corpo áspera? Se ela vem acompanhada de uma sensação de repuxamento, coceira ou descamação, pode ser que a sua pele esteja muito seca.
No entanto, é importante dizer que a pele áspera pode ser desde um ressecamento normal até o indício de uma doença de pele. Portanto, já sabe né? Antes de tomar qualquer atitude, não deixe de consultar o seu dermatologista!
Avisos dados, vamos entender um pouco melhor sobre o que pode estar causando o ressecamento da sua pele.
Como saber se a sua pele está muito seca
Normalmente, nós conseguimos identificar que a nossa pele está seca justamente por causa das sensações citadas no início do texto. E, por mais incrível que pareça, você pode sim ter uma pele oleosa e ressecada.
Existem alguns graus de ressecamento da pele:
- Pele seca: de forma geral, é quando temos um desconforto passageiro com aquela sensação de que a pele está repuxando;
- Pele muito seca: aqui, a sensação de desconforto com o repuxamento da pele é maior e a descamação é intensa, podendo surgir fissuras na pele;
- Xerose pré-atópica: pele áspera e rugosa com irritações.
Vale dizer que as peles secas favorecem o aparecimento de eczema, mais comuns nas bochechas e nos braços. Por isso, a importância de consultar um médico o quanto antes.
Porque a pele fica ressecada
Uma pele saudável conta com a proteção do filme hidrolipídico, constituído basicamente por água e lipídios, ou seja, sebo. Este filme cria uma espécie de barreira contra as agressões externas e evita a perda de água da pele.
No entanto, quando a camada superior da pele está com o filme comprometido, a barreira protetora também deixa de exercer o seu papel adequadamente. E é exatamente isso que causa a sensação de desconforto e de pele áspera.
O ressecamento da pele pode ser, inclusive, uma disfunção genética. Ou seja, tão normal quanto a pele oleosa. No entanto, ele pode ser decorrente de doenças ou de fatores externos, como o clima e o uso de produtos de limpeza.
Como saber se a pele áspera é apenas desidratação
A sua pele pode estar áspera por falta de hidratação ou ela pode estar realmente seca.
Normalmente, a desidratação é algo pontual. Ou seja, se você usar um hidratante mais potente, ela pode voltar a se estabilizar. O ideal é apostar em um hidratante com fórmula rica, porém, não comedogênica. Assim, você devolve a água para a pele, mas sem deixá-la oleosa. Se o produto tiver antioxidantes, como o Creme Restaurador SINESTESE, melhor ainda, uma vez que ele também vai tratar profundamente.
No entanto, se você sentir que a sensação só piora e que a sua pele está mudando de aparência e abrindo feridas, é hora de procurar um médico!
E se não for ressecamento?
Em alguns casos, não é apenas o ressecamento que causa a sensação de pele áspera. Especialmente quanto estamos falando de regiões como o nariz e as bochechas.
Se você tem a pele oleosa e se identificou com a situação, pode ser uma mistura de dois fatores: pele seca e falta de atenção na limpeza.
Como resolver? Simples! Lave o rosto com um sabonete anti-oleosidade e faça movimentos leves e circulares com a ponta dos dedos. A dica aqui é prestar bastante atenção na hora de limpeza e massagear cada cantinho do rosto, especialmente as regiões mais ásperas.
Faça isso toda vez que for lavar o seu rosto, preferencialmente, duas vezes ao dia.
Depois, não se esqueça de hidratar muito bem. Caso contrário, você só vai piorar a sensação de aspereza na pele. Opte pelo Creme Restaurador SINESTESE, que vai hidratar e tratar sua pele, sem deixá-la oleosa.
Em poucos dias, você já vai notar a diferença e sentir a sua pele muito mais sedosa!