Afinal, o que é pele saudável?
Uma pele saudável vai muito além da aparência. Seus hábitos e até o seu momento de vida podem interferir em como a sua pele está atualmente.
Pele saudável, muitas vezes, parece um estado inatingível. Afinal, “pele perfeita” não existe e o nosso corpo é extremamente complexo. Não é à toa que o nosso psicológico e o nosso estilo de vida podem refletir tanto na nossa pele.
Ainda assim, é importante entendermos o que significa ter uma pele saudável. Muito mais do que a parte estética, buscar hábitos de vida melhores é fundamental para nos sentirmos bem e vivermos mais plenamente.
O que é uma pele saudável?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma pele saudável tem textura aveludada e produz gordura em uma quantidade adequada. Ou seja, não há nem excesso de brilho e nem de ressecamento.
Essa é a famosa e quase utópica pele “normal”, que também apresenta poros pequenos ou pouco visíveis.
No entanto, assim como a saúde do nosso corpo, ter uma pele saudável não é algo estático. A sua pele pode, ocasionalmente, apresentar alguns sinais de alerta, como descamação, acne, falta de luminosidade, entre outros.
Quando isso acontece, é sinal de que há algo de errado. Portanto, é importante que você consulte um dermatologista o quanto antes!
Muito além da pele
Como dissemos no início do texto, uma pele saudável não é consequência apenas dos cosméticos que você usa.
Os seus hábitos são determinantes para a saúde geral do seu corpo e, com certeza, vão refletir na aparência da sua pele.
Evitar exposição ao sol em excesso, consumir álcool e fumar são exemplos de atitudes que prejudicam muito a saúde da pele. Além disso, não beber água em quantidade adequada ao longo do dia e não contar com uma alimentação balanceada também podem prejudicar a aparência da sua pele.
Em outras palavras, uma pele saudável começa de dentro para fora. Por isso, é fundamental equilibrar a sua rotina com os produtos de skin care que você usa.
O estado da pele muda
Outro ponto que vale a pena reforçar é que o seu tipo de pele e o estado em que ela está mudam ao longo da vida.
Fatores como o clima e a poluição da sua cidade interferem na pele. Assim como os medicamentos que você ingere e o ritmo em que vive (cuidado com o estresse!). Todos esses pontos interferem na produção de oleosidade e na hidratação natural da pele.
Ou seja, considerar o momento de vida em que você está também é importante para buscar por produtos de cuidados com a pele e determinar o que você procura nos cosméticos.
Ativos como antioxidantes, por exemplo, são importantes para combater a ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce. Além disso, eles podem estimular a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e mais iluminada.
Não se cobre tanto
Todo mundo deseja uma pele saudável, afinal, essa é uma questão que vai muito além da aparência. No entanto, é sempre importante lembrar que você não precisa se cobrar tanto assim.
Às vezes, é divertido comer uma besteira, pular o skincare e passar um dia todo com os amigos na praia. Equilíbrio é a chave de tudo na vida. Portanto, permita-se não ser perfeito de vez em quando e continue se amando em cada momento da vida!