Dia difícil? Veja dicas para melhorar os ânimos e desestressar
Respira fundo, faz uma caminhada, dá uma olhada naquelas fotos de gatinhos engraçadinhos. Hoje, você não vai se estressar!
Todos nós já passamos por um dia difícil, em que parece que tudo dá errado. São dias pesados, que se arrastam, e até as menores coisas nos tiram do sério.
É claro que é impossível viver apenas dias alegres e bons. No entanto, você não precisa aceitar um dia ruim e, tampouco, se deixar abater porque ele não está se saindo como você imaginava.
Mas como chegar ao final de um dia difícil sem levar todos os problemas para dormir com você? Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a relaxar e, mesmo assim, ter uma boa noite de sono para acordar renovado na manhã seguinte!
1. Faça uma caminhada
Quando ficamos estressados, irritados ou com raiva, o nosso corpo se modifica. Nestes casos, produzimos hormônios e a química do nosso cérebro é alterada. Portanto, agir ou tomar decisões quando estamos passando por um momento difícil pode acabar resultando em uma bola de neve de desastres.
Sempre que você estiver tendo um dia difícil, tente mudar de ambiente e fazer uma caminhada. Mesmo que você trabalhe em um local em que não possa sair a qualquer momento, veja se é possível aproveitar o intervalo para andar um pouco.
Caminhar nos ajuda a esfriar a cabeça, permitindo que voltemos para a rotina um pouco mais calmos e revigorados.
E, claro, não deixe de praticar atividades físicas com frequência. Assim, você melhora a sua saúde e bem-estar no longo prazo!
2. Adote a postura positiva
Em um dia difícil, pode parecer uma missão impossível encarar as coisas que deram errado com uma atitude positiva. No entanto, vale o esforço.
Por mais terrível que possa parecer na hora, tenha em mente que sempre há algum aprendizado que possa ser extraído de toda situação. Portanto, comece a encarar o que dá errado como uma maneira de evoluir e não passar por aquilo novamente.
E lembre-se: mesmo em uma dia difícil, sempre há algo bom. Mesmo que seja um breve momento ou um acontecimento menor.
3. Respire
Quando você sentir que está prestes a explodir em meio a um dia difícil, afaste-se por uns minutos e respire.
A respiração é uma atitude simples, porém, altamente eficaz para que consigamos nos acalmar, reequilibrar o nosso organismo e colocar as ideias no lugar.
Não tenha receio de interromper uma discussão mais acalorada e pedir um tempo, especialmente se você sentir que está ficando muito nervoso. Com isso, você vai conseguir organizar melhor seus pensamentos e evitar atingir picos altos de estresse.
4. Três coisas boas todos os dias
Essa é uma dica que vale não apenas para um dia difícil, mas também para todos os dias.
Crie o hábito de, toda noite, anotar três coisas boas que aconteceram no seu dia e o motivo pela qual elas foram positivas.
Por pior que tenha sido o seu dia, sempre há algo de positivo nele, nem que seja algo pequeno. Por exemplo, um colega de trabalho pode ter te dado um bombom que você gosta. Ou, então, quando você chegou em casa o seu cachorro estava te esperando.
Essa é uma maneira comprovadamente eficaz de treinar o seu cérebro a ver o lado mais positivo da vida. E, com certeza, você notará em pouco tempo os efeitos do novo hábito!
5. Dê mais importância para você
Com os dias corridos e estressantes que estamos vivendo, é cada vez mais comum nos deixarmos de lado.
Portanto, a nossa maior dica é começar a priorizar um pouco mais você mesmo em meio à rotina e, principalmente, durante um dia difícil.
Sempre que possível, tire uns minutos, mesmo que breve, para fazer algo que você gosta. Pode ser um momento com a família, uma dança, ler um livro, assistir a um filme ou fazer um spa em casa.
O importante aqui é ter, todos os dias, um momento de prazer e felicidade. Com isso, ficará mais fácil de suportar as dificuldades e encarar a vida de forma mais positiva!