Tudo o que você precisa saber sobre como tratar comedões

Comedões são os temidos cravos. Aprenda a tratá-los e a evitar que eles apareçam e deixem sua pele toda inflamada!
Tratar comedões para que eles não inflamem ou não se apropriem de toda a nossa pele é o grande desafio de muitas pessoas. Afinal, eles insistem em voltar, não importa quantas vezes tentemos espreme-los.
Os comedões nada mais são do que os temidos cravos, sejam eles brancos ou pretos. E, apesar de eles estarem presentes em todos os tipos de pele, a turma da pele oleosa está mais propensa a enfrentar essa batalha.
Que entender melhor como tratar comedões e evitar que eles continuem aparecendo? Vem com a gente neste artigo!
O que são comedões e quais os seus tipos
Os cravos, ou comedões, surgem quando há acúmulo de sebo nos folículos da pele. Ou seja, quando os nossos poros são obstruídos, o folículo se enche de sebo e o cravo aparece.
Existem dois tipos de cravos:
- Abertos: são aqueles com a pontinha preta, que ficam com essa cor por causa da oxidação, causada pelo acúmulo de células, queratina e, claro, sebo. Todas essas substâncias ficam dentro de um folículo, ou seja, dentro de um pro aberto.
- Fechados: são aquelas bolinhas brancas que aparecem às vezes. Elas são causadas pelo aumento de sebo dentro dos poros, ou seja, é o sebo que fica retido no folículo.
Por que nós temos cravos?
Os cravos, sejam eles abertos ou fechados, são uma característica da pele oleosa.
No entanto, alguns fatores podem colaborar para que eles apareçam, como:
- Excesso de poluição;
- Resíduo de sujeira ou maquiagem na pele;
- Ausência de cuidados diários com a pele;
- Uso de produtos comedogênicos.
Como evitar os comedões
A melhor forma de tratar comedões e evitar que eles apareçam com frequência é adotar uma rotina de skincare adequada para a pele oleosa.
Portanto, o primeiro passo é limpar a sua pele no capricho, todos os dias, antes de dormir. Use um sabonete para pele oleosa e massageie cada cantinho do rosto para eliminar todas as sujeiras.
Fazer esfoliações com frequência também pode ser uma boa, desde que você não exagere e não acabe comprometendo a saúde da sua pele.
Opte por hidratantes não comedogênicos e que serão rapidamente absorvidos, o que evita piorar a oleosidade da pele. É o hidratante que vai deixar a sua pele com uma textura equilibrada, além de contribuir para a saúde dela.
Por fim, seja forte e não esprema em hipótese alguma os seus cravos! Esse péssimo hábito pode inflamar a sua pele e deixar manchas e marcas permanentes. Portanto, se você sentir a necessidade de fazer uma limpeza mais profunda, procure um profissional.