Pele descascando? Saiba o que pode ser e como cuidar
Quando a pele começa a descansar, pode ser sinal de que falta hidratação ou de que há algo mais sério por trás, entenda!
A pele descascando ou descamando costuma acontecer em duas épocas do ano bem distintas, no verão ou no inverno.
Em cada uma das estações, o motivo costuma ser diferente. Ainda assim, é importante saber o que está acontecendo para que você consiga cuidar adequadamente dela.
Se sua pele está descansando, não deixe de ler as dicas que separamos a seguir!
Pele descascando no verão
No verão, é comum a pele descascar quando tomamos sol além da conta. E isso é muito sério!
Abusar do sol pode manchar a sua pele, aumentar o ressecamento e, no futuro, gerar lesões por causa do fotoenvelhecimento, que nada mais são do que aquelas manchas decorrentes do sol. Além de, claro, aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.
Você não precisa judiar tanto assim da sua pele para ficar bronzeado. Por isso, tome sol com cuidado, fora dos horários em que o sol está mais quente, e sempre com protetor solar.
Errei, como cuido da minha pele agora?
Se você esqueceu do filtro solar, caprichar na hidratação deve ser a sua prioridade para reverter a pele descascando.
Normalmente, a pele leva cerca de 3 semanas para se recuperar de uma queimadura. Nesse período, evite a todo custo tomar sol novamente e se jogue no hidratante.
Também tenha paciência para que a sua pele se recupere. Ou seja, nada de fazer esfoliação ou aplicar ácidos na região, hein?
Pele descamando no inverno
Apesar de ser mais comum no inverno, a pele também pode descamar durante as épocas mais quentes porque está seca ou devido a alguma doença.
A descamação da pele ocorre quando as camadas superficiais são eliminadas. E, quando a situação é acompanhada de sintomas como coceira, dor ou inchaço, pode ser um alerta para algo mais grave. Ou seja, problemas como dermatite e psoríase.
No inverno, a pele descamando costuma ser mais comum justamente por causa da combinação de clima frio e banhos extremamente quentes.
Como cuidar da pele descamando
Caso você note algum outro sintoma, como vermelhidão ou coceira, é fundamental procurar um dermatologista para entender se você não está com um problema sério.
Além disso, é preciso rever a sua rotina de cuidados com a pele para que ela fique mais suave. Evite usar sabonetes e tônicos adstringentes e procure hidratantes com a capacidade de melhorar a hidratação e restaurar a pele.
O filtro solar também é super importante, mesmo se a pele descamar durante o inverno. Afinal, ele vai ajudar a fortalecer a camada protetora da pele.
E, se tomar banho morno não for uma opção, tente ficar menos tempo no chuveiro. Beber água também vai ser super importante para te ajudar!
Lembre-se de que a nossa pele pode sofrer alterações ao longo dos anos e de acordo com o clima no qual estamos. Portanto, é sempre bom estarmos atentos ao que ela está “pedindo” para a mantermos saudável e bonita!