Como clarear manchas na pele
Cuidado com promessas milagrosas! Entender a causa é o primeiro passo para clarear manchas na pele.
Clarear manchas na pele é um desejo unânime de quem sofre com o problema. No entanto, antes de nos jogarmos de cabeça em produtos e receitinhas que encontramos na internet, é importante entendermos algumas coisas.
Para conhecer mais sobre o assunto e saber se é possível ou não clarear manchas, veja as dicas que preparamos abaixo. Com certeza, elas vão te poupar muito dinheiro e frustrações!
O que são manchas na pele
Antes de tudo, é importante entender que uma mancha na pele pode ser decorrente de diversos fatores. Normalmente, elas aparecem como resultado de um processo inflamatório, como uma espinha, exposição solar ou, até mesmo, uso de algum produto.
Além disso, existem diferentes tipos de manchas, como:
- Manchas senis: também conhecidas como melanoses, são escuras e arredondadas e surgem com o passar dos anos na pele por causa de exposição prolongada ao sol.
- Sardas: muito comuns em pessoas com pele muito clara.
- Melasmas: mais comuns de surgirem durante a gravidez ou por causa da exposição ao sol. Normalmente, aparecem nas maçãs do rosto, buço e testa.
Antes de precisar clarear, evite
Outro ponto importante é aprender a tentar evitar as manchas para que você não precise clareá-las depois.
Algumas peles têm mais tendência a manchar com facilidade. Se esse for o seu caso, tome cuidado redobrado! A dica aqui é se atentar aos procedimentos estéticos que possam causar inflamação e tentar evitá-los.
O uso do protetor solar todos os dias também é fundamental, claro. Além de se consultar com o dermatologista regularmente.
Tá, mas e como clarear manchas na pele?
Agora que você já entendeu como as manchas surgem e o que fazer para evitá-las, vamos ao que interessa: como clarear manchas na pele?
Infelizmente, não há uma receita milagrosa para isso. Como explicamos acima, as manchas podem ser decorrentes de várias situações, inclusive, doenças mais sérias como um câncer.
Por isso, é muito, muito, muito importante que você procure um médico assim que uma mancha aparecer na sua pele. Só ele poderá entender o motivo do aparecimento e que tipo de mancha é e, com isso, indicar o melhor tratamento.
Outro alerta importante é tomar cuidado com receitas e produtos milagrosos. Se você não sabe porque a sua pele está manchada, as chances de passar algo nela que não seja bom para o seu caso são enormes.
O resultado é que você pode acabar piorando a situação e deixando a sua pele ainda mais manchada. Sem querer ser alarmista, mas com saúde a gente não brinca!
Portanto, se você tem uma mancha e está incomodado com ela, procure um dermatologista. Assim, será muito mais fácil de tratar e, com certeza, você evitará perder tempo e dinheiro e ficar frustrado.