Maskne: como combater a acne causada pelo uso de máscaras
Maskne é a acne decorrente do uso prolongado de máscaras, um problema que tem se tornado cada vez mais comum. Entenda como combatê-la com essas dicas!
Você já ouviu falar da Maskne? Se o termo é estranho para você, provavelmente, você já deve ter sentido na pele as consequências de passar longos períodos de máscara.
Com a Pandemia causada pelo Covid-19, muitas coisas mudaram em nossas vidas e rotinas. E o uso da máscara em locais públicos, como medida de segurança e prevenção, é uma delas.
Com isso, muitas das pessoas que usam máscaras todos os dias têm relatado o surgimento de acne na região das bochechas, maxilar e, até mesmo, pescoço.
Você está sofrendo com a Maskne, ou seja, a acne causada pelo uso de máscara? Vem entender melhor sobre a condição e saber o que você pode fazer para melhorá-la!
O que é Maskne e porque ela ocorre
Maskne, como já explicamos, é a acne decorrente do uso prolongado de máscaras. Em outras palavras, essa é uma acne que ocorre por motivos externos, e não por questões hormonais.
Quando usamos a máscara, cobrimos a região do nariz e da boca, justamente para prevenir a transmissão do vírus. No entanto, o local fica quente, escuro e úmido, criando o ambiente preferido dos microorganismos que causam espinhas e, até mesmo, reações alérgicas.
Por isso, a região do rosto começa a ficar mais oleosa e, muitas vezes, com aumento da proliferação de bactérias.
Para quem tem pele seca, o abafamento causado pela máscara na pele ainda pode causar irritações e dermatite atópica.
Como combater a Maskne
Ficar sem máscara não é uma opção no momento em que vivemos. No entanto, há algumas atitudes que você pode tomar para manter a sua pele o mais saudável possível.
1. Troque a máscara com frequência
Sempre que possível, troque a sua máscara por uma nova ou limpa. Observe quando ela começar a ficar umidificada, que este será um sinal para você trocar.
Sempre que chegar em casa, lave bem as suas máscaras com água sanitária. Passá-las com ferro também é uma boa para evitar qualquer tipo de contaminação.
2. Redobre os cuidados com a pele
Não é só porque você está usando máscara que pode deixar de lado os cuidados com a pele. Pelo contrário, cuidar dela antes, durante e depois que usar a máscara é fundamental, especialmente se a sua pele for oleosa.
Lave bem o rosto com um sabonete específico antes e depois de usar a máscara. Mantenha a região sempre bem hidratada para aumentar a barreira de proteção da sua pele. E, claro, não deixe de usar o filtro solar, mesmo na região que fica embaixo da máscara!
3. Evite usar maquiagem
Se possível, evite usar maquiagem, especialmente na região que vai ficar coberta pela máscara. Com isso, você evita que a pele fique mais suscetível à Maskne e mantém a região limpa.
4. Procure um especialista
Todos os cuidados com a pele que citamos acima vão te ajudar a prevenir o surgimento de acne e alergias. No entanto, se você está vendo que a situação está piorando, não deixe de procurar um dermatologista o quanto antes.
Só o médico conseguirá avaliar a situação e te recomendar tratamentos e produtos adequados.
De resto, tente se lembrar de que todo mundo está passando pelo mesmo que você e que essa é uma situação passageira. Faça a sua parte para se proteger e proteger a pessoas ao seu redor e siga com os seus cuidados de skincare que, em breve, tudo voltará ao normal!