Como conviver com a acne da mulher adulta
A acne da mulher adulta não é um problema decorrente apenas de questões hormonais. Entenda melhor aqui e veja como conviver e tratar a condição.
Se depois dos 30 você achou que se veria livre das espinhas para sempre, mas foi surpreendida com a acne da mulher adulta, saiba que você não está sozinha!
Estima-se que a condição atinge cerca de 16 milhões de mulheres brasileiras. Normalmente, a acne da mulher adulta aparece no queixo, mandíbula e/ou pescoço. Além disso, ela costuma mais mais dolorida e vermelha do que aquela que temos na adolescência.
Se isso está acontecendo com você, o primeiro passo você já sabe, né? Procure um dermatologista! Depois, leia essas dicas para saber como conviver em paz com a acne da mulher adulta.
Causas da acne da mulher adulta
Antes de tudo, é importante entender que uma espinha é resultado de uma inflamação de nossas glândulas sebáceas. Quando elas começam a produzir muita gordura, as bactérias são atraídas e, para combatê-las, a inflamação surge como uma reação do corpo.
Até então a crença comum era de que a acne da mulher adulta era resultado de oscilações hormonais. No entanto, estudos mostraram que isso só acontece em 30% dos casos.
O que muda nas mulheres que começam a apresentar acne é a quantidade do TLR-2. O TLR-2 é um receptor na pele que faz parte do sistema imunológico. E, quando sua concentração é maior, é quase como se a mulher fosse mais disposta a gerar um ataque exagerado contra as inflamações que causam acne.
Além disso, a idade média das mulheres com acne é de 34 anos. Sendo que a maioria dos casos são de pessoas que já tiveram o problema na adolescência e permaneceram com ele.
Outro ponto importante aqui é que dietas com muito laticínios e carboidratos podem te colocar no grupo de risco da acne da mulher adulta. Estresse, tabagismo e exposição ao sol e poluição também devem ser evitados.
Tratamento e cuidados
A acne da mulher adulta é uma doença. Portanto, precisa da orientação de um profissional e o tratamento pode variar de pessoa para pessoa.
Lembre-se de que a sua pele não é igual a da sua amiga. Por isso, copiar receitas costuma ser uma grande receita para o desastre, especialmente porque a nossa pele vai ficando mais sensível ao longo dos anos.
Outra coisa que só vai te prejudicar para tratar a acne é ficar cutucando a pele. Mexer no rosto e espremer espinhas “espalha” a sujeira pelos poros e colabora para aumentar a oleosidade do rosto. Ou seja, o resultado pode ser desastroso e ainda te render manchas e cicatrizes.
Por fim, não deixe de seguir à risca a recomendação do seu médico e nem de limpar, hidratar e proteger a sua pele com os produtos adequados.
Com muita paciência e disciplina você pode sim se ver livre da acne da mulher adulta!
Você já passou ou enfrenta esse problema? Conte para a gente nos comentários como tem sido a experiência.
Fonte: https://saude.abril.com.br/bem-estar/as-particularidades-da-acne-na-mulher-adulta/