Por que as estrias aparecem e como tratá-las
As estrias são normais, mas costumam incomodar bastante. Veja como evitá-las e tratá-las!
As marcas das estrias costumam incomodar bastante. Em alguns casos, elas podem ser inevitáveis, porém, podemos cuidar da pele para minimizá-las e tratá-las de forma adequada.
Por que as estrias aparecem?
Onde há pele, as estrias podem surgir. Elas são cicatrizes que ficam depois da pele ser esticada, uma vez que há o rompimento de fibras elásticas e de colágeno, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele.
Portanto, toda vez que a pele passa por um processo de “esticamento”, elas podem aparecer. Normalmente, isso acontece quando há ganho de peso ou durante a adolescência, quando crescemos rapidamente.
Ainda assim, a gravidez, excesso de exercícios e outras situações podem levar ao surgimento dessas cicatrizes, especialmente se você já tiver tendência a elas.
Além disso, as estrias são mais comuns em locais como coxas, braços, nádegas, barriga e seios. Justamente por essas regiões possuírem maior armazenamento de gordura e poderem ser mais esticadas.
Gravidez e o surgimento de estrias
Durante a gravidez, a barriga passa por um processo no qual a pele estica muito e muito rápido. Por isso, as estrias são mais recorrentes e comuns.
Para reduzir ou, até mesmo, evitá-las, é fundamental manter uma dieta equilibrada e usar hidratantes desde o início da gestação.
Dessa forma, você irá nutrir a sua pele e promover maior elasticidade para que ela se prepare para o processo pelo qual vai passar.
Elas não somem, mas podem ser reduzidas
A má notícia é que ainda não existe um tratamento que elimine de vez as cicatrizes. Porém, as estrias vermelhas, que são as mais recentes, são fáceis de tratar. Já as estrias brancas são aquelas que existem a mais tempo e não podem ser eliminadas.
Os tratamentos vão desde lasers a radiofrequência. E o mais adequado varia de acordo com o seu caso.
Ainda assim, é fundamental hidratar a pele do seu corpo todo os dias e manter uma vida saudável. São essas atitudes que vão te ajudar a prevenir o surgimento das estrias.