Espinhas internas: o que são e como tratar
As espinhas internas doem e parecem que nunca mais vão sumir do nosso rosto. Veja dicas para sobreviver a elas!
As espinhas internas são realmente terríveis. Doloridas, enormes e demoradas a saírem de nossa pele. Espremer? Nem pensar!
Apesar de serem mais comuns em peles oleosas e acneicas, todos nós estamos suscetíveis ao sofrimento com as espinhas internas. E, como se toda a dor já não fosse suficiente, elas ainda possuem uma tendência maior a deixar cicatrizes e manchas na pele.
Está sofrendo com uma espinha interna? Veja essas dicas para cuidar da sua pele de forma adequada!
O que são as espinhas internas
Esse tipo de espinha aparece quando o orifício do complexo pilossebáceo está obstruído. Ou seja, a acne não tem por onde “sair” e, portanto, acaba formando uma pústula na pele.
Essa obstrução pode acontecer por vários fatores, entre eles, o acúmulo de sebo ou sujeira, além do excesso de células mortas que não foram retiradas.
Ainda assim, há casos em que a espinha interna é, na verdade, um cisto. Ou seja, deu para perceber que esse é um assunto sério e você precisa ir até o seu dermatologista!
Também vale lembrar que cada acne tem um ciclo diferente. Portanto, é difícil dizer quanto tempo vai levar para a espinha sair e secar. De forma geral, esse período pode levar de 2 a 10 dias.
Como tratar as espinhas internas
Para que a espinha interna seque, o primeiro passo é desobstruir o ciclo de saída. Mas calma, que você não vai furar nada na sua pele!
Esse processo pode ser feito com sabonetes para acne, esfoliantes ou limpeza de pele profissional. E atenção: é fundamental que você faça isso com a ajuda de um profissional, caso contrário, você pode inflamar ainda mais a espinha e manchar a sua pele!
Além disso, o filtro solar vai ser o seu melhor amigo durante o tratamento. Afinal, proteger a pele do sol faz toda a diferença para não deixar marcas e cicatrizes quando a espinha for embora.
Você também pode precisar usar produtos diferentes em áreas específicas do rosto. Como você vai usar produtos secativos para as espinhas, pode ser que as áreas não afetadas fiquem mais ressecadas. Nesses casos, aposte em um bom hidratante, não comedogênico, e que deixe toque seco.
Por fim, faça o tratamento direitinho e tenha paciência! Não fique cutucando a pele porque você só vai piorar a situação.