Como evitar espinhas e cravos na pele
Adote esses hábitos para evitar espinhas e cravos e manter sua pele saudável!
Quem nunca sonhou em aprender a evitar espinhas e cravos? Se eles pudessem, simplesmente, deixar de existir, seria incrível, né?
Descobrir as principais causas dos cravos e espinhas pode ser o primeiro passo para, pelo menos, diminuir sua incidência. Afinal, precisamos lembrar que a acne é uma doença multifatorial e, em alguns casos, é necessário tratamento médico.
Diferença entre cravos e espinhas
Antes de tudo, é importante entender que os cravos são formas mais leves de acne. Os comedões, como são conhecidos, aparecem pelo acúmulo de sebo no folículo.
Suas causas mais comuns são por causa da alimentação, uso de medicamentos e algum desbalanceamento hormonal.
Além disso, o cravo pode se transformar em uma espinha se não for tratado corretamente ou se não vencermos o desejo de cutucá-lo.
Como evitar espinhas
A oleosidade é o principal fator de surgimento de acne. E a oleosidade pode aparecer ou se intensificar por diversos fatores, internos ou externos.
Entre os principais fatores do processo de formação da acne estão:
- maior produção de sebo na região;
- obstrução do poro;
- colonização do folículo por bactérias;
- inflamação ou formação de pápulas ou pústulas.
O uso de alguns medicamentos também pode aumentar a incidência de cravos e espinhas, assim como os contraceptivos.
Por isso, é sempre fundamental consultar um médico para investigar a sua saúde e verificar como anda o seu estilo de vida. Muitas vezes, a resposta de como evitar espinhas pode estar na sua alimentação ou em noites mal dormidas.
De olho nos seus cuidados
Por fim, evitar espinhas e cravos também é sinônimo de cuidar bem da sua pele. Use um sabonete adequado, não cutuque o seu rosto e prefira hidratantes não comedogênicos.
Mesmo que a sua pele seja oleosa, a mantenha hidratada para não agravar o quadro e nem acelerar o processo de envelhecimento. E, claro, use filtro solar toda vez que for se expor ao sol ou à poluição.