Acne e rosácea: entenda a diferença
Acne e rosácea são condições totalmente diferentes, mas facilmente confundidas. Saiba como tratá-las!
Acne e rosácea podem ser facilmente confundidas. Porém, é muito importante não tentar se autodiagnosticar para não tratar as condições de maneira errada. E, com isso, agravar ainda mais os sintomas da doença.
Pensando nisso, viemos te ajudar a entender melhor o que é a acne vulgar, a rosácea e a acne da mulher adulta. Mas, claro, não deixe de consultar um dermatologista antes de começar a se tratar!
O que é acne vulgar
A acne vulgar é a acne mais comum e que já conhecemos. Normalmente, quando os cuidados são tomados, ela não traz nenhum risco à saúde.
Seus sintomas e tratamentos dependem do grau de manifestação da acne, que pode ir de 1 a 5. Ou seja, aparecendo em forma de pequenos comedões ou, nos casos mais sérios, apresentando pus e cistos.
Além disso, as causas desse tipo de acne são diversas. Entre as mais comuns, estão a produção de sebo e a ação de bactérias.
O que é acne da mulher adulta
A acne da mulher adulta pode ter causas ainda mais variadas que a acne vulgar. Normalmente, ela apresenta pápulas e nódulos bem doloridos e inflamados, centrados na parte inferior do rosto.
Sua principal causa é o desequilíbrio hormonal. No entanto, sua rotina e estilo de vida também interferem no surgimento desse tipo de acne.
O que é rosácea
Por fim, a rosácea tem como característica o surgimento de grandes manchas avermelhadas na pele. E, apesar de ela ser totalmente diferente de acne, é comum a confusão.
Essas áreas avermelhadas levam à inflamação dos vasos sanguíneos. Além disso, a rosácea também pode gerar o aparecimento de pápulas e pústulas.
Ao contrário da acne, porém, a rosácea não tem cura. Ainda assim, existem alguns tratamentos que podem minimizar seus sintomas. Normalmente, é feito o uso de medicamentos e produtos tópicos.