Qual a função do primer na maquiagem?
O Primer pode ter várias funções na maquiagem, que vão desde disfarçar os poros até ajudar na correção de manchas.
Quem gosta de assistir a vídeos de maquiagem, sabe que o primer é um daqueles produtos sempre muito falados. Na maioria das vezes, ele é associado à uma maquiagem que dura mais e à preparação de pele, para que ela fique mais “lisinha”.
Mas, afinal, qual a função do primer na maquiagem? Será que esse produto que, muitas vezes, parece milagroso, realmente tem o poder de oferecer tantos benefícios?
Vem ler este post que você vai entender tudo sobre a função do primer na maquiagem!
O que é primer
O primer é o primeiro produto de maquiagem usado após a rotina de skincare. Seu objetivo é preparar a pele para receber a maquiagem.
Atualmente, podemos encontrar primers específicos para o rosto, lábios, cílios e olhos. E, dentro de cada categoria, existe mais uma infinidade de produtos com propostas diferentes.
De forma geral, o primer realmente é um pré-maquiagem. Ele pode deixar a textura da pele mais homogênea para facilitar a aplicação do próximo produto, ajudar a neutralizar manchas e olheiras, reduzir a aparência dos poros e, até mesmo, aumentar a fixação da maquiagem.
Para cada primer, uma função
Como o mercado de maquiagem é muito amplo, é importante reforçar que o primer na maquiagem pode ter inúmeras funções. Tudo vai depender do tipo de produto que você está comprando.
Por exemplo, existem primers com cor esverdeada. Normalmente, eles são bons para ajudar a neutralizar espinhas e pele avermelhada. Também existem primers siliconados, que deixam a pele mais “lisinha” e, com isso, facilitam a aplicação da base.
Ainda existem os primers que prometem reduzir os poros e linhas de expressão. Além daqueles que aumentam a duração da maquiagem.
Independentemente do tipo de produto, é importante entender que a função do primer pode variar. Por isso, sempre leia a embalagem para saber se aquele produto realmente vai atender às suas expectativas.
Como usar primer: cuidado com os milagres
Uma vez que você escolheu o seu primer na maquiagem, é bacana entender como usá-lo e manter as expectativas realistas.
Por mais que alguns desses produtos ajudem a melhorar o aspecto dos poros, por exemplo, tenha em mente que estamos falando de um cosmético. Ou seja, não existem milagres aqui!
Outro ponto importante é que o primer não é um tratamento de pele. E sim, um produto que será usado na maquiagem e, depois removido. Portanto, de nada adianta você gastar um monte com primer se não cuidar bem da sua pele.
Por fim, uma dica bacana é tomar cuidado com a quantidade de primer que você vai aplicar, especialmente se ele for siliconado. Faça um teste no dorso na sua mão e espalhe o produto para sentir se ele “esfarela” quando usado em grande quantidade. Se isso acontecer, aplique bem pouco no seu rosto. Caso contrário, sua maquiagem pode ficar com um aspecto não tão bacana.
Qual o melhor primer?
Assim como quase tudo na vida, a escolha do melhor primer na maquiagem é relativa. Tudo depende do seu objetivo e de como você gosta de se maquiar.
É legal saber que você não é obrigado a usar primer na maquiagem. Você pode sim montar um look super legal, bonito e durável sem esse produto. Especialmente se o seu skin care estiver em dia.
Uma boa dica é usar o Creme Restaurador SINESTESE antes da make. A textura dele lembra bem a de um primer, mas ele absorve super rápido e deixa um toque sequinho.
Além disso, o Creme Restaurador hidrata profundamente a pele e a prepara para receber a maquiagem. Deixando o aspecto da base mais bonito e aumentando a sua durabilidade.
O melhor de tudo é que ele é um tratamento, uma vez que sua fórmula é rica em antioxidantes. Ou seja, você tem o melhor dos dois mundos!