O que são e porque temos sardas no rosto?
As sardas no rosto são um charme! Mas você sabe porque elas aparecem e como cuidar delas?
As sardas no rosto são bastante comuns em pessoas loiras ou ruivas, apesar de não serem exclusivas delas. Muito charmosas, as sardas, ou efélides, são benignas e podem ter predisposição genética.
Se você tem sardinhas e quer entender melhor porque elas surgem e como cuidar delas, vem com a gente que vamos te contar tudo neste post!
O que são sardas no rosto
As sardas são causadas pelo excesso de melanina na pele. Sendo que a melanina é a responsável pelo pigmento que dá cor à nossa pele.
Apesar de serem comuns em pessoas com pele clara, a principal razão para o surgimento das sardas é a exposição solar além da conta. Especialmente após queimaduras que causam vermelhidão e descamação na pele.
É por isso que elas tendem a aparecer em regiões que são mais atingidas pelo sol, como o rosto e o colo.
Por fim, vale dizer que as sardinhas variam de cor, que podem ir do marrom claro ao escuro.
As sardas são benignas, mas fique de olho
De forma geral, as sardas não são uma ameaça para a nossa saúde. Ou seja, elas não se convertem em câncer de pele.
Mesmo assim, é fundamental usar filtro solar todos os dias e prestar atenção à sua pele. Assim, você evita confundir uma sarda inofensiva com uma mancha que pode ser mais perigosa.
Sempre que notar algo diferente, vá imediatamente ao médico!
Como tratar as sardas
Apesar de muito charmosas, algumas pessoas se incomodam com o aspecto das sardas.
Saiba que, com os cuidados adequados de proteção solar, as manchinhas podem ir clareando aos poucos. Porém, você pode sim fazer tratamentos para que este processo seja mais acelerado.
Normalmente, os tratamentos para sardas combinam o uso de filtro solar com substâncias clareadoras e ácidos. Mas a gente nem precisa dizer que você só deve fazer isso com a orientação de um especialista, né?
Ainda com o tratamento, é difícil fazer com que as sardas desapareçam por completo. Por isso, é essencial que você proteja a sua pele constantemente contra os raios UV.
E você, qual é a sua relação com as suas sardas?