Pelo encravado, por que temos e como evitar?

Saiba o que pode estar causando pelos encravados e aprenda a evitá-los!
Quem já teve pelo encravado sabe muito bem como essa é uma situação desconfortável. Além de dolorida, a região pode ficar com manchas. Ou seja, o incômodo vem em dose dupla!
Mas será que temos como evitar que o pelo fique encravado? Vem com a gente desvendar esse mistério!
Por que o pelo fica encravado?
O pelo encrava quando ele não consegue passar pela nossa pele. Ele fica preso lá dentro, embaixo da camada córnea, a mais superficial da nossa pele. É por isso que, muitas vezes, a gente consegue ver ele crescendo, mesmo embaixo da pele.
Quando o pelo fica encravado, aparece um carocinho na pele, que costuma ser avermelhado e pode até lembrar uma espinha. Ele pode coçar, além de causar desconforto.
Apesar de os locais mais comuns de eles aparecerem serem a virilha, pernas, axilas e barba, eles podem surgir em qualquer região do corpo.
Os motivos mais comuns do pelo encravado são o atrito ou o uso de roupas muito apertadas. A depilação, feita de maneira incorreta, também pode ser uma vilã.
Ainda há os casos onde o pelo é muito grosso e, só por isso, ele já tem mais tendência a encravar.
O que fazer quando isso acontece?
Algumas vezes, o próprio pelo desencrava sozinho. Porém, pode ser necessário realizar um procedimento com um dermatologista.
Ficar cutucando a sua pele para tirar o pelo em casa pode levar a uma inflamação na sua pele que, se não tratada, pode evoluir para uma infecção bacteriana.
Ou seja, tome cuidado que isso é um assunto super sério!
Como evitar o pelo encravado?
Fazer esfoliação nas regiões antes da depilação é uma ótima maneira de evitar pelos encravados. Isso vai eliminar as células mortas e ajudar a afinar a pele, facilitando o “nascimento” dos pelos.
Você também não deve usar aparelhos de depilação ou lâminas velhas, enferrujadas ou sem corte. Também é preciso limpar muito bem a pele antes de remover os pelos.
Como as roupas muito apertadas são uma das vilãs, evitar usá-las também ajuda.
E, por fim, hidrate sempre a sua pele depois da depilação.