Foliculite: quais as causas e como tratar
A foliculite é muito comum em regiões que ficam mais expostas. Tome alguns cuidados para evitá-la.
A foliculite é uma inflamação que ocorre na raiz dos pelos, ocasionando no surgimento de bolinhas, que podem coçar ou ficar doloridas.
Essa é uma condição que pode surgir em qualquer pessoa e a qualquer momento da vida. Além disso, a foliculite é mais comum nas pernas, virilhas, pernas, braços, nádegas e barba.
Se você sofre com ela, siga com a leitura deste post que temos dicas importantes para você!
O que é foliculite
Todo o nosso corpo possui folículos pilosos, uma estrutura complexa onde os pelos nascem e crescem. A foliculite, portanto, nada mais é do que a inflamação destes folículos.
Apesar de poder aparecer em qualquer lugar do corpo, a doença é mais comum em regiões que ficam mais expostas e, consequentemente, mais sujeitas a lesões.
Além disso, a foliculite pode ser causada por dois motivos: pelos encravados ou infecções decorrentes de bactérias e fungos. Neste último caso, a pele apresenta pequenas bolinhas com pus, bem parecidas com acne, que causam coceira e sensação de queimação.
Principais causas da foliculite
A infecção pela bactéria Staphilococcus aureus (estafilococos) é a causa mais comum da doença. Afinal, ela se aloja na pele dos seres humanos. No entanto, existem outras bactérias e fungos que também podem ocasionar a foliculite.
As lâminas de barbear, o hábito de usar roupas muito justas e quentes, picadas de insetos, o uso de alguns cosméticos e, até mesmo, a acne e a dermatite também podem levar ao desenvolvimento da doença.
Como tratar a foliculite
Como deu para perceber, a doença pode ter várias causas. Portanto, o tratamento também varia de acordo com os sintomas e a região do corpo.
De forma geral, os casos mais leves respondem bem a um tratamento simples, que envolve:
- Fazer compressas frias e úmidas no local, várias vezes ao dia;
- Limpar bem a região com água morna e sabonete antisséptico;
- Aplicar pomadas e cremes com propriedades anti-inflamatórias.
Em casos mais graves, pode haver necessidade de medicação via oral e, até mesmo, de fazer uma drenagem no pus.
Como evitar a foliculite
Se você já teve a doença, anote essas dicas para evitar que ela volte a aparecer:
- Para os homens, prefira o barbeador elétrico ao invés da lâmina para fazer a barba;
- Para foliculite no bumbum, mantenha a região sempre seca e prefira usar roupas mais soltinhas;
- Para áreas como axilas e pernas, prefira métodos de depilação mais suaves e que evitem o encravamento dos pelos, como a depilação a laser.