Esfoliar a pele é ótimo, mas cuidado com os limites
Você ama uma boa esfoliação de pele? Aprenda a fazer esse cuidado sem passar dos limites!
Esfoliar a pele é uma ótima maneira de se livrar das células mortas e desobstruir poros, mas também pode ser prejudicial se você exagerar. E, em alguns casos, você pode até nem perceber que está passando dos limites.
Esfoliar sua pele é uma ótima maneira de mantê-la jovem e saudável, mas se você a faz com muita frequência, ou com um produto muito forte, você pode acabar com vermelhidão, irritação e descamação.
O primeiro passo para evitar estes problemas é entender o que é esfoliação excessiva e como evitá-la. Bora lá?
Como saber se a esfoliação passou dos limites
A esfoliação excessiva acontece quando você está se “livrando” de mais de 10% de sua camada mais superficial de pele toda semana (ou mesmo todos os dias).
Se você estiver experimentando algum destes sintomas após o uso de um esfoliante, é sinal de que passou dos limites:
- vermelhidão ou inchaço ao redor da área onde você aplicou o produto;
- dor no local;
- pele muito ressecada ou descamando.
Esfoliação da pele de forma saudável
O primeiro passo para prevenir a esfoliação excessiva da pele é saber com qual frequência você deve fazer isso.
Se você tiver pele seca ou sensível, uma vez a cada duas semanas deve ser suficiente. Se sua pele for oleosa ou normal, então faça-o a cada semana.
Certifique-se de que você esteja usando produtos especificamente desenvolvidos para seu tipo de pele, para evitar que eles a machuquem. Também é importante evitar esfoliantes com partículas muito afiadas, que podem machucar a pele.
Se você tiver problemas de pele, como eczema ou psoríase, a esfoliação pode realmente piorar a situação! Então, é melhor evitar.
Faça assim da próxima vez
Para facilitar, da próxima vez que for esfoliar a sua pele, siga essas dicas:
1. Use produtos suaves para esfoliar a sua pele e adequados à ela. Tenha em mente que a esfoliação não precisa (e nem deve) ser super agressiva para trazer resultados.
2. Seja gentil com a sua pele, você não precisa esfregar com força.
3. Não exagere. Nosso corpo tem óleos naturais que mantêm nossa pele saudável e hidratada. Se retirarmos esses óleos por meio de uma esfoliação excessiva regularmente, vamos acabar prejudicando a nossa pele.
4. Sempre hidrate a pele logo após a esfoliação para que ela se recupere rapidamente e fique ainda mais linda e saudável!