Cuidados com a pele oleosa para controlar o brilho sem perder o viço

Sua testa tem brilhado mais do que você gostaria? Veja como controlar a oleosidade, sem perder o viço da sua pele!
A pele oleosa é um dos tipos de pele mais comuns no Brasil, afinal, vivemos em um país com o clima quente. Por isso, há muitas dúvidas a respeito dos cuidados com a pele oleosa.
Apesar de ser bastante comum, os cuidados com a pele oleosa levantam muitas dúvidas. Como estamos falando de um tipo de pele com muitas particularidades, a rotina de skin care precisa de alguns cuidados específicos.
Além disso, é importante lembrar que a pele oleosa também pode ter variações entre as pessoas. Para alguns, é preciso controlar apenas o brilho excessivo. Para outros, ainda podem ocorrer problemas com acne, cravos ou poros abertos.
Independentemente do seu caso, os cuidados com a pele oleosa ajudam a equilibrar melhor a produção de sebo e, até mesmo, a deixar a sua pele mais saudável.
O melhor caminho é sempre consultar um médico, especialmente se você tem problemas com acne, para fazer o tratamento adequado.
Ainda assim, há alguns cuidados que você pode tomar na sua rotina que vão ajudá-lo a controlar a oleosidade e a melhorar a textura da pele. Veja quais são eles a seguir!
1. Cuidado com o excesso ao lavar o rosto
É muito comum que o primeiro impulso para controlar a oleosidade da pele seja justamente lavar o rosto várias vezes ao dia. Muitas vezes, essa atitude dá a sensação imediata de que estamos retirando a oleosidade. No entanto, ela pode ser bastante prejudicial.
Lavar o rosto em excesso pode acabar causando o famoso efeito rebote. Isso acontece porque você acaba ressecando a pele ao lavá-la demais e, a partir daí, o organismo entende que precisa produzir mais oleosidade para equilibrá-la novamente.
O mais adequado é lavar o rosto de duas a, no máximo, três vezes ao dia. Preferencialmente, pela manhã e à noite. E, claro, sempre com um sabonete específico para os cuidados com a pele oleosa.
Além disso, evite usar a água em uma temperatura muito quente, o que também aumenta o ressecamento da pele e contribui para o efeito rebote.
2. Pele oleosa também precisa de hidratação
Outro erro bastante comum nos cuidados com a pele oleosa é acreditar que você deve evitar a qualquer custo os produtos hidratantes. Saiba que toda pele precisa de hidratação, inclusive a oleosa.
Pense que hidratação é sinônimo de água. E água é diferente de óleo. Portanto, mesmo que a sua pele seja oleosa, ela pode sim ficar bastante ressecada.
A falta de hidratação na pele oleosa costuma ficar mais visível quando vamos nos maquiar. É por isso que, muitas vezes, passamos a base e o rosto fica com uma aparência artificial, sem vida e descamando.
Por isso, aposte em um hidratante específico para os cuidados com a pele oleosa. Normalmente, eles contam com rápida absorção e deixam um aspecto mais “sequinho” na pele.
Outro ponto importante aqui é que a hidratação é um fator primordial para um envelhecimento saudável. Portanto, este é um produto bastante importante para quem já está pensando na prevenção.
3. Proteja-se e evite manchas
Quem sofre com problemas de acne costuma enfrentar outra situação bastante angustiante: as manchas.
É importante reforçar que acne é um problema de saúde e, portanto, precisa de acompanhamento médico. E isso também significa que evitar e clarear as manchas também requer os cuidados de um profissional.
Ainda assim, é importante que você faça a sua parte e proteja a sua pele, ou seja, use protetor solar!
Existem vários produtos no mercado desenvolvidos para controlar a oleosidade e dar um efeito matificado na pele. Aplique-o sempre pela manhã, independentemente de você sair de casa ou não, e reforce ao longo do dia.
Lembre-se de que as luzes artificiais também podem prejudicar a nossa pele e não brinque com a sua saúde!
4. Não se cutuque!
Quem nunca errou cutucando um cravo ou uma espinha, que atire a primeira pedra.
Essa é uma daquelas atitudes que todo mundo sabe que é errada, mas que é muito difícil de controlar.
Quando surgir a vontade de dar aquela cutucada, lembre-se de que você não é um profissional capacitado para exercer tal função. Portanto, as chances de você machucar a sua pele e piorar a situação são enormes!
Além disso, nós não contamos com os produtos e equipamentos adequados para fazer a extração de cravos e espinhas corretamente.
Você já parou para pensar na quantidade de bactérias que existem embaixo da sua unha? Pois então, pense em toda essa “sujeira” entrando na sua pele, justamente em um local que já está inflamado e sensibilizado.
5. Tenha paciência
Os cuidados com a pele oleosa não são nada fáceis, especialmente quando falamos de doenças como acne. Em alguns períodos, nossa autoestima pode ficar machucada e pode parecer que nossa pele nunca ficará como desejamos.
O nosso conselho aqui é pensar em duas questões:
1 – Ninguém no mundo tem a pele perfeita. As pessoas têm poros, manchas, linhas de expressão, cravos e espinhas. E isso vale tanto para seu círculo de amigos quanto para celebridades que parecem ter aparências inalcançáveis.
As fotos que vemos nas redes sociais e as imagens na TV parecem perfeitas porque contam com edição de imagem, luz profissional e horas de trabalho de maquiadores, esteticistas e outros profissionais de beleza.
Na vida real, todos nós temos defeitos, afinal, somos seres humanos, e não bonecos.
2 – Tenha paciência com você e com a sua pele. O nosso organismo é muito complexo e, ao longo da vida, vamos passar por várias fases. E isso vale também para a nossa pele.
Não é só porque você não está feliz com a sua pele agora que isso significa que essa fase vai durar para sempre. Por mais difícil que seja, tente ser paciente e carinhoso com você. Respeite o seu tempo, os seus limites e as suas características.
Com isso, vai ficar muito mais leve e fácil de passar por essa fase!