Dermatite: entenda o que é e saiba como tratar
A dermatite é uma doença de pele que causa incômodo físico e estético. Entenda mais sobre a condição e como ela deve ser tratada.
A dermatite é uma doença inflamatória da pele. Ela pode acontecer devido à irritação causada por algum cosmético ou produto de limpeza ou, então, devido à ingestão de alimentos.
Normalmente, a dermatite causa vermelhidão, coceiras e bolhas no local. E ela não é transmitida por contato direto, além de poder aparecer em qualquer parte do corpo.
Tipos de dermatite
A dermatite de contato é um dos tipos que mais ouvimos falar por aí. Trataremos dela mais para frente, no entanto, existem outras formas da doença, como:
- Atópica: é uma doença crônica que apresenta erupções que coçam e crostas, mais comuns nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. Pode aparecer em conjunto com asma ou rinite alérgica.
- Seborreica: acontece em regiões ricas em glândulas sebáceas, como o rosto e o couro cabeludo. Costuma ser mais comum nos primeiros meses de vida e no jovem adulto.
- Numular: caracterizada por manchas em formas de moeda, bolhas pequenas, crostas e escamas. É mais comum em pessoas de meia idade e idosos e surge quando a pele está muito seca.
- Herpetiforme: causada pela intolerância ao glúten. As bolhas que surgem na pele trazem uma sensação de queimação intensa e coceira.
Dermatite de contato
A dermatite de contato acontece quando a pele é exposta a algum agente que pode causar irritação ou alergia. Existem dois tipos da doença:
- Irritativa: normalmente, causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes ou detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. As lesões costumam ficar apenas no local que entrou em contato com a substância.
- Alérgica: aparece apenas após repetidas exposições ao produto ou substância. Geralmente, costuma acontecer pelo contato de produtos de uso diário.
Apesar de ambas serem normalmente associadas ao uso de cosméticos, a dermatite pode acontecer por causa do contato com plantas, tecidos, metais ou adesivos.
Além disso, os sintomas costumam variar de pessoa para pessoa, podendo ser ardor, queimação e coceira intensa. A região ainda pode ficar mais seca e vermelha.
Como tratar a doença
A dermatite é uma doença e, portanto, precisa de diagnóstico médico. Afinal, cada tipo de dermatite vai demandar um tratamento diferente para aliviar os sintomas.
Se ela for decorrente de alguma substância, o primeiro passo é descobrir o que a causou e eliminar este produto da sua vida.
Por fim, outras atitudes, como evitar banhos quentes, usar produtos de limpeza e sabonetes neutros, se secar com cuidado e hidratar a pele também ajudam a evitar e a aliviar os sintomas.
Fontes:
http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/dermatite-o-que-e-causas-sintomas-e-como-prevenir/
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-de-contato/2/