Consulta com Dermatologista: saiba o que perguntar
Sua consulta com Dermatologista está chegando? Fizemos uma lista para você não se esquecer de nada!
Você está com a sua primeira consulta com Dermatologista marcada e não sabe o que perguntar? Calma, que nós vamos te ajudar!
Para que a nossa pele esteja sempre saudável, o ideal é procurar o dermatologista frequentemente. Assim, o médico consegue identificar eventuais doenças logo no início, o que facilita o tratamento.
Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, a consulta com dermatologista não é apenas para quando temos alguma doença de pele. Ela é fundamental para a prevenção e, até mesmo, para que você possa adotar cuidados específicos para o seu tipo de pele.
Como se preparar para sua consulta com dermatologista
Para que não dê branco no consultório, a gente preparou algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para a sua consulta. Anota aí:
Não existe pergunta idiota
Toda dúvida é válida, por mais boba que ela possa parecer. Não sinta vergonha em perguntar tudo o que você tem curiosidade de saber. Afinal, o médico está lá justamente para te orientar e te ajudar com as suas preocupações.
Faça uma lista para não esquecer de nada
A gente sabe que, principalmente na primeira consulta com dermatologista, as dúvidas são muitas. Por isso, não é incomum a gente sair do consultório e lembrar que esqueceu de perguntar algumas coisas.
A dica aqui, portanto, é anotar tudo o que você quer conversar com o médico, mesmo se a lista for grande. Aproveite cada segundo da sua consulta para sair de lá o mais seguro possível.
Não tenha medo de dizer que precisa pensar
Muitas vezes, o dermatologista recomenda produtos ou tratamentos, de acordo com a nossa pele ou necessidades. Saiba que você não precisa dizer “sim” logo de cara.
Se estiver com alguma dúvida, vá para casa, pense e, até mesmo, consulte outro profissional. Assim, você toma a melhor decisão para o seu caso.
Quando marcar consulta com dermatologista?
O ideal é que a visita ao dermatologista seja constante, justamente para manter a sua saúde em dia. Se você não tem nenhum problema de saúde, a frequência recomendada é de uma vez ao ano.
Porém, se você não consegue ir todo ano ao médico, é fundamental que você marque uma consulta assim que notar algo diferente na sua pele, como uma mancha ou uma nova pinta.
E você, já foi ao dermatologista esse ano?